01 March, 2012 1 comments

Por que o pronome pessoal " I " (eu) é sempre escrito em letra maiúscula?


No inglês antigo, o pronome "I" era escrito como "ic" ou "ich" (ou alguma variante dessas duas formas) e não era escrito em letra maiúscula. Antes do século XI, a letra "i" era apenas um pequeno traço sem pingo. E como os textos eram manuscritos isso gerava algumas confusões com as pontuações e também entre "u" e "ii" e entre "n" e "ii" (u, ii e n parecem a mesma coisa).


Formato da letra "i" no inglês antigo 
(clique sobre a foto para expandir).

O pronome pessoal então foi reduzido para "i", entretanto a letra "i" sozinha (que não passava de um traço) poderia ser confundida ou "perdida" no meio do texto se ligando às palavras vizinhas. Para evitar que isso acontecesse quando a letra "i" começou a ser utilizada sozinha (nos números romanos e no pronome "I") ou no final de uma sequência de "i's", ela passou a ser escrita de forma alongada (quase como um "j", mas sem o pingo).

Por volta dos séculos XIII e XIV na Inglaterra, o pronome pessoal "I" em "letra maiúscula" foi utilizado pela primeira vez. Como as "letras maiúsculas" e as "letras minúsculas" só surgiram com a invenção da prensa, a letra "i" do pronome pessoal na verdade se tornou apenas um traço maior. A prensa de tipos móveis só foi ser inventada em 1440 (séc. XV) por Johannes Gutenberg. Quando o pingo do "i" surgiu, o "i" alongado já havia se estabelecido.

Dessa forma, o pronome pessoal "I" tomou sua forma atual e passou a ser escrito em letra maiúscula depois da invenção da prensa.


Bons estudos!
Prof. Thiago.

FONTES CONSULTADAS:
 
;